Há uns vinte anos eu usava um método de organização que eu desenvolvi inspirado em algoritmos de escalonamento de processos. Ele se baseava em quanta de 30 minutos e intervalos de 15 minutos, em um processo parecido com o Pomodoro. A diferença é que a tarefa a ser feita é sorteada a partir da próxima.
Com a chegada do Rarefocus, é possível usar uma versão renovada dessa metodologia antiga. As regras são bem simples:
- Você cadastra no Rarefocus as tarefas que precisa fazer (eu trabalho com 10 a 20 tarefas)
- Na configuração, você determina quantas tarefas terão foco (eu uso 4 e você pode testar pra ver o que funciona melhor pra você)
- No início do dia, você montará sua lista de tarefas em foco aleatoriamente. Basta clicar no botão de aleatório na tela principal do Rarefocus e ele sorteará a partir da lista de tarefas total (no meu caso, sorteia 4).
- Você escolhe que tarefa vai desenvolver a partir daquelas em foco. É só clicar no botão com o nome dela e o Rarefocus começa a correr.
- No final o botão da tarefa sai da lista de tarefas e vai para a lista das concluídas. Se você não terminou a atividade, clique no botão de novo (dessa vez na outra lista) e a tarefa voltará para sua lista de tarefas (não a de tarefas em foco)
- A partir da metade das tarefas em foco concluídas, você pode clicar no botão de aleatório de novo para atualizar a lista de tarefas em foco. Ou você pode esperar terminarem todas.
- Uma vez que tenha algumas tarefas que receberam foco e não foram concluídas no dia, você pode, ao invés de escolher aleatoriamente, escolher as últimas tarefas da lista, que serão justamente as últimas já feitas, que voltaram à lista por decisão sua. É só clicar no botão de ordem reversa (Z-A).
Veja algumas telas do Rarefocus para ajudar a ilustrar o procedimento.
Enfim, este é o método, caso seja útil para você também!
P. S.: Ilustração do post feita a partir desta imagem.