Antes de mais nada, eu estou com dois canais de vídeo hoje em dia:
- Cordel Arcano: no Youtube, onde coloco conteúdo falando de RPG e Literatura de Cordel;
- eCordel: na Twitch, onde tenho feito lives de atividade em sprints de 30 minutos.
Como é isso de Twitch e sprints? Bem, o que eu tenho feito lá até o momento é o programa Atelier do Bardo, que é transmitido às 16 horas dos domingos. Nele eu desenvolvo algumas atividades relacionadas a RPG e cordel. Frequentemente eu escrevo relatos de aventura de campanhas de RPG nas quais estou envolvido. Já diagramei cordel, fiz ilustrações de capa de cordel… Tudo isso ao vivo.
Nesse caso a ideia é que eu desenvolvo essas tarefas em ciclos de atividade de 30 minutos, onde nada é falado. Há apenas um som ambiente e o vídeo acompanhando o que eu estou fazendo no momento. Qual a vantagem? Você pode ver como eu trabalho ou pode se organizar para aproveitar esses ciclos de atividade para fazer suas próprias atividades! Leitura, escrita ou o que quer que você precise ou queira desenvolver!
Entre um sprint e outro eu converso com quem estiver no chat. Também tenho aproveitado esse intervalo para gravar conteúdo para o Cordel Arcano, já que cada tema leva menos de 10 minutos para ser apresentado.
A Novidade
A novidade é um novo programa no eCordel: Livro ao Vivo! Parecido com o Atelier do Bardo, porém com uma proposta um tanto diferente: pretendo criar um livro de ficção especulativa – uma novela de aventura – desde planejamento inicial até a finalização – tudo feito ao vivo através desses sprints de atividade!
Será uma oportunidade para apresentar, testar e debater duas ferramentas:
- XR-III – Modo História: um sistema de ajuda a organizar e desenvolver escrita, baseado em vários conceitos de RPG (e compatível com os modos do XR-III);
- Manuskript: um editor de livros excelente, baseado no método Snowflake e que usa Markdown como linguagem de marcação.
Dessa forma, quem acompanhar o Livro ao Vivo também poderá ver como essas ferramentas podem ser aplicadas. Pode sugerir mudanças no seu uso, tirar dúvidas, etc e tal.
Em uma reunião especial, que contou com a participação de dois amigos escritores (Lucas Vieira e Rodrigo Mataro), foram definidos os pontos iniciais para o projeto:
Mochileiros Blackrook
Entre 7 opções apresentadas, foi escolhida a história a ser trabalhada no Livro ao Vivo. É uma história protagonizada por dois adolescentes, em um mundo de fantasia contemporânea, onde existe um antigo confronto entre dois grupos de “místicos”: os tecnocratas Whitejay e os hippies Blackrook.
O engraçado é que tudo começou há 10 anos. Eu utilizava um pendrive como “nuvem”, onde eu colocava os arquivos principais. Resolvi criar um programinha que fazia os links para que o firefox e o thunderbird rodassem carregando o perfil diretamente do pendrive. Se não me engano, também fazia backups do pendrive inteiro para o computador.
O nome que dei para o programa foi Rook’s Backpack. Então veio a ideia de escrever uma história de ficção em torno desse nome. Comecei a escrevê-la e criar alguns conceitos no próprio repositório do código no Sourceforge!
Com forte influência em Douglas Adams (Guia do Mochileiro das Galáxias), Mochileiros Blackrook se passa em um cenário próprio e tenta apresentar artefatos tecnomísticos curiosos e marcantes, numa narrativa bem-humorada.
Enfim, a história está apenas no início, está incompleta e precisa de uma revisão, atualização e planejamento para continuar a ser escrita e é isso o que pretendo fazer nas próximas sessões do Livro ao Vivo. Se interessar, acompanhe! Toda terça-feira às 20h no eCordel!